OnPsyCare
Psicólogos Online
Consultas de Psicologia Online e Terapia Online
Porto | Portugal
Aproveitando a Quaresma, que no seu conceito cristão significa a chegada de uma nova vida, podemos vê-la como um processo de conversão, transformação e recomeço aplicando-o à nossa própria vida: o que podemos fazer para nos aproximarmos da vida que queremos viver?
Quem é importante na sua vida hoje e como é que essas relações foram mudando ao longo do tempo? Onde quer focar a sua energia relacional? À medida que as vidas mudam, as respostas também mudam, mas o que permanece é o que procuramos em todas as relações: pertença.
Pertencer é uma necessidade básica, é aquela sensação de segurança, conforto e felicidade que sentimos quando fazemos parte de um grupo, lugar, tradição, relacionamento ou amizade. A nossa identidade está interligada às nossas experiências de pertença. Já reparou como diferentes partes de si são ativadas com diferentes pessoas e lugares?
Um desafio para desenvolver de forma saudável o sentimento de pertença:
1. Liberte-se de eventuais máscaras. Agir com naturalidade fará com que se encaixe naturalmente em determinados grupos, diminuindo o risco de desgaste e afastando a possibilidade de rejeição.
2. Deixe fluir. Por vezes ancoramo-nos em pensamentos ou emoções que são pouco úteis. Há até momentos em que prestamos muita atenção ao que aconteceu ou pensamos repetidamente no que pode está por vir, o que nos impede de experienciar com espontaneidade, deixando de aproveitar o momento presente.
3. Separe o importante do acessório. Através da clareza de pensamento, que nos leva a agir de forma consciente e a sentirmo-nos alinhados connosco próprios, podemos viver com maior liberdade, harmonia e coragem.
Obrigado por entrar em contacto.
Retornaremos assim que possível.
Caso esteja a passar por uma situação de crise ou sinta que a sua segurança está em perigo, deverá contactar os serviços de emergência.
© 2025 Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer suporte, sem prévia permissão escrita de Paulo Melo Lopes - Psicologia e Psicoterapia Unipessoal, Lda | Rua de Devesa 225, n. 312 | 4430-376 Vila Nova de Gaia - Portugal. Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no website.