OnPsyCare
Psicólogos Online
Consultas de Psicologia Online e Terapia Online
Porto | Portugal
Respirar profundamente
Faça quatro ou cinco respirações abdominais longas e profundas - respirar profundamente estimula os nervos do coração e dos pulmões.
Desacelerar
Fique quieto enquanto respira e sente os pés no chão. Note os sons envolventes; observe as cores à sua volta; preste atenção às texturas do mundo que o rodeia.
Ficar no aqui e no agora
Experimente atividades que o ajude a estar mais presente “aqui e agora”: cozinhar, tocar um instrumento musical, alongar ou fazer ioga, fazer alguma coisa artística, ler um bom livro, assistir algo engraçado ou triste na televisão, tomar um banho quente, beber um chá, passear ou meditar.
Procurar um lugar tranquilo
imagine um lugar calmo, como a praia: sinta o sol quente na pele, ouça o som das ondas, sinta a areia fresca nos pés e visualize a água. Encontre o seu lugar tranquilo e tente visualizar imagem o mais vívida possível.
Focar-se no corpo
sintonize-se com as sensações físicas da sua ansiedade, como o coração acelerado ou as borboletas no estômago. Com curiosidade e compaixão permita-se ficar com essas sensações, respirando profundamente até sentir que estão a diminuir porque, de alguma forma, irão.
Nomear as emoções
Encontre todas as emoções que estão a desencadear ansiedade. Pergunte-se se se sente triste, com medo, com raiva, desgostoso, alegre, e/ou entusiasmado.
Exercitar o corpo
O esforço físico diminui a ansiedade de forma confiável.
Conectar-se
Entre em contato com um amigo. Diga-lhe que está chateado ou aborrecido com alguma coisa e que quer conversar. Se não tiver um amigo por perto, talvez possa procurar um Psicólogo. Falar ajuda!
Obrigado por entrar em contacto.
Retornaremos assim que possível.
Caso esteja a passar por uma situação de crise ou sinta que a sua segurança está em perigo, deverá contactar os serviços de emergência.
© 2025 Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer suporte, sem prévia permissão escrita de Paulo Melo Lopes - Psicologia e Psicoterapia Unipessoal, Lda | Rua de Devesa 225, n. 312 | 4430-376 Vila Nova de Gaia - Portugal. Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no website.