OnPsyCare
Psicólogos Online
Consultas de Psicologia Online e Terapia Online
Porto | Portugal
Embora o choro seja muitas vezes algo que tentamos conter – por medo de mostrar fragilidade ao outro, por não querermos sentir a nossa própria dor – a verdade é que as nossas lágrimas têm várias funções importantes.
Quando vemos alguém chorar, ativamos empatia e compaixão no outro. Essa é a função social do choro. Funciona como um sinal de que o outro precisa de nós ou de que nós precisamos do outro, do seu apoio, de carinho e conforto.
Para além disto, as nossas lágrimas são compostas por hormonas de stress (como a hormona adrenocorticotrópica). Estas hormonas surgem por estarmos a lidar com um momento difícil e precisam de ser libertadas através do choro. As lágrimas são a forma de as expulsar, caso contrário ficam contidas no nosso corpo e tornam-se tóxicas trazendo, por exemplo, tensão muscular e aumento da pressão sanguínea.
Assim, chorar funciona quase como um analgésico. Permite-nos libertar a dor que sentimos e ajuda-nos a melhorar o humor. Quando acompanhados, estas lágrimas são também um pedido de ajuda, um ponto de conexão e empatia. Permitir-nos chorar não é fraqueza, é uma parte importante de sentir e de processar o que está a ser difícil.
#Chorar #SaúdeEmocional #ExpressãoEmocional #LibertarAsLágrimas #Empatia #ConexãoHumana #FunçãoDoChoro #ProcessarADor #SaúdeMental #CuidarDeSi #BemEstar #Psicologia #OnPsyCare
Obrigado por entrar em contacto.
Retornaremos assim que possível.
Caso esteja a passar por uma situação de crise ou sinta que a sua segurança está em perigo, deverá contactar os serviços de emergência.
© 2025 Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer suporte, sem prévia permissão escrita de Paulo Melo Lopes - Psicologia e Psicoterapia Unipessoal, Lda | Rua de Devesa 225, n. 312 | 4430-376 Vila Nova de Gaia - Portugal. Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no website.