OnPsyCare
Psicólogos Online
Consultas de Psicologia Online e Terapia Online
Porto | Portugal
Tipicamente, quando pensamos em descanso, pensamos num descanso mais físico. Um dia relaxado, dormir até mais tarde, não fazer muita coisa. Embora este seja um tipo de descanso importante, existem outros (igualmente cruciais para o bem-estar). No meio do caos que a rotina se pode tornar, cuidar do descanso em todos os seus níveis, é um movimento de autocuidado que pode evitar a exaustão física e mental.
Descanso físico: dormir, alongar, fazer uma massagem. Aqui também se inclui o fazer exercício físico (o chamado “descanso ativo”)
Descanso Mental: fazer pausas ao longo do dia, respirar fundo, escrever sobre o que sente, fazer coisas que o/a fazem sentir bem
Descanso Social: respeitar o seu espaço pessoal, ter bons momentos consigo mesmo/a e com quem gosta
Descanso Sensorial: reduzir o uso do telemóvel, de televisão, estar num espaço silencioso, meditar
Descanso Emocional: reservar tempo para autocuidado, fazer coisas que gosta, estar com pessoas que ama, permitir-se perceber o que sente e falar sobre as suas emoções
Descanso Criativo: ouvir música, pintar, dançar, estar em contacto com a natureza, artes manuais
Descanso Espiritual: conectar-se consigo e com o seu propósito, meditar, praticar yoga, fazer parte de comunidades de voluntariado, de natureza, religião, …
Neste momento, qual é o tipo de descanso de que mais precisa?
Se quiser ler mais sobre isto:
https://www.psychologytoday.com
Obrigado por entrar em contacto.
Retornaremos assim que possível.
Caso esteja a passar por uma situação de crise ou sinta que a sua segurança está em perigo, deverá contactar os serviços de emergência.
© 2025 Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer suporte, sem prévia permissão escrita de Paulo Melo Lopes - Psicologia e Psicoterapia Unipessoal, Lda | Rua de Devesa 225, n. 312 | 4430-376 Vila Nova de Gaia - Portugal. Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no website.